terça-feira, 5 de outubro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS


PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

[1]Eliene Pereira Tavares

 O texto de Pedro Demo aborda sobre os desafios da linguagem no século XXI e o que a escola pode fazer para superar esses desafios.  Para Demo muitas crianças tem acesso a internet e gostam menos da escola porque acreditam que aprendem melhor na internet. Outro ponto apontado por ele é que o Brasil ainda não dá muita importância para isso. Estamos estancados no que diz a ler, escrever e contar.

Diante disso, notamos que no século XXI a linguagem da hora é tecnologia e internet. Estes permitem uma aprendizagem diferenciada. As crianças se comunicam entre si, trocam idéias, diferente da escola. Para Demo, a mídia pode ser computador ou celular. Ele destaca que o texto impresso pode ser menos importante que a linguagem digital. Na escola a criança pode não ler, mas na mídia ele lê. Ele lê o que interessa, mas faz a leitura.

Neste contexto percebemos a responsabilidade e importância de o professor trabalhar a mídia na escola com os alunos. A importância de formar e estar preparados para isso. Um profissional com uma cara diferente como coloca Demo. Que o professor tenha acesso às tecnologias, crie blog, twiter e outros. Essa é uma forma de se comunicar com os alunos, instigando ao conhecimento com meios que os alunos gostam. O professor deve participar de cursos intensivos, especialização.

Se o profissional utilizar computadores disponíveis na unidade escolar e internet nas atividades curriculares estará fazendo a diferença no ensino e aprendizagem. Uma aula com esses recursos será uma aula atraente para o aluno, porque é disso que eles gostam e é o que vivenciam no seu dia-a-dia. Se o profissional fizer isso, acredito que a aprendizagem do aluno será melhor e mais aproveitada. Por isso, nós profissionais devemos estar atentos para o uso das tecnologias disponibilizadas na escola. Desta forma, poderemos criar novas estratégias que potencializará a aprendizagem de nossos alunos. Um exemplo disso é criar vídeos, filmes, slids dentre outros com a participação do próprio aluno. Que o aluno seja autônomo na sua criação e construção do seu conhecimento.

 

 



[1] Aluna do Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs

Um comentário:

  1. Realmente temos que ampliar o conceito de escola. temos que encará-la como um ambiente propricio a aprendizagem e não podemos limita-lo como vc mesmo cita a "a ler, escrever e contar."

    ResponderExcluir