quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO


MEMORIAL REFLEXIVO
Fazer um memorial reflexivo neste curso é fazer uma retrospectiva do meu trabalho na instituição ao qual trabalho.
Trabalho na Diretoria de Ensino há oito anos. Quando cheguei aqui, não sabia nem ligar um computador. Ingressei na faculdade de Licenciatura em Geografia e senti que precisaria aprender a computação para fazer meus trabalhos.
A tecnologia que sabia manusear era o telefone e o rádio, Celular? Nem pensava em ter um. Aos poucos comecei a conhecer a xerox e o computador. Como tinha vontade de aprender a usar esse tal computador! Só sabia datilograr, por sinal muito bem. Foi a única coisa que aprendi quando estudava, fiz ensino médio. Aos poucos, meus colegas: Shirley, Mário Celso, Ronildo e Pablo, que trabalhavam no CPD, me ensinaram a usar o computador. Foi uma contribuição muito importante para meu crescimento pessoal e, principalmente profissional. Aprendi muita coisa sozinha. Não tinha medo de arriscar. Só tinha medo de danificar o computador, mas não podia deixar de arriscar. Senti a necessidade de aperfeiçoar meu conhecimento, pois, só assim eu poderia mudar de função, ajudar outros que apresentassem as mesmas dificuldades que eu tinha, contribuindo para a melhoria do trabalho oferecido por essa instituição maravilhosa de se trabalhar que é a DRE. Por causa disso, que é importante nos dedicar ao conhecimento, e principalmente conhecer as tecnologias e sua importância. Somos movidos por elas. Elas fazem parte do nosso dia-a-dia.
Percebo que para oferecermos um trabalho de qualidade na instituição ao qual trabalhamos, devemos estar sempre buscando o conhecimento para favorecer outros.  
Sempre tive apoio dos meus colegas de trabalho em tudo, na minha vida pessoal e profissional. Foi assim que me ingressei neste curso, para aprender mais e ajudar mais. São oportunidades que nos oferece, que não podemos deixar passar. Elas vêm uma só vez.
Inscrevi-me no curso com a expectativa de aprender mais sobre as tecnologias que o computador e a Internet poderiam oferecer, ampliando o mundo do conhecimento e da informação.
Na unidade I, refleti sobre o ser professor e aprendiz no mundo da tecnologia. Teoria sobre a tecnologia na escola. Materiais bons, como o texto de Alberto Tomaghi: Escola e Tecnologia: uma conversa, dentre outros.
Tivemos acesso a vídeos de debate, imagem e ao o próprio texto, que não deixa de ser uma ferramenta tecnológica. Conhecemos o material que fala sobre o uso das tecnologias no trabalho por projeto. Neste texto o autor aponta que o trabalho por projeto ajuda integrar as diferentes tecnologias e mídias. O mais interessante nesta unidade foi criar nosso próprio blog. Eu Já possuía um, para divulgar os artigos que escrevo, mas o que criei para divulgação das atividades deste curso foi melhor. Isso porque aprendi muita coisa que poderia organizar no meu blog, como colocar calendário, relógio, slides, barra de vídeos, vídeos, links, ufa! tanta coisa boa que aprendi. Descobrimos muitos recursos educacionais no cyberespaço.
Na unidade II, Internet hipertexto e hipermídia, já conhecia algumas destas ferramentas, mas não sabia que as utilizava, como por exemplo, o hipertexto e hipermídia. Aperfeiçoei o meu aprendizado sobre o conceito de Internet. Conheci mais sobre a Wikipédia, o conceito de hipertexto. Conhecemos a linguagem da Internet. Aprendi o que é um ambiente Wiki, os blogs e wikcionário.
Na Unidade III, foi muito interessante. Tive conhecimento da riqueza de material que o portal do professor oferece, os do Youtube. Quantos vídeos bons para elaborar uma boa aula de qualquer tema, além de textos como o de Lucas Ciavata. Conhecemos como planejar aula com material digital foi muito bom. notamos a riqueza de material disponível na Internet – sites indicados e o quanto podem contribuir para o ensino e aprendizado; planejamos aulas com material da TV ESCOLA, e o mais interessante criar os slides, por animação, música, imagens e links. Postar esse material no meu blog, disponibilizando para outras pessoas ter o acesso.
Na unidade IV, etapa final do curso, tivemos momentos de leitura, como também nas unidades anteriores. Percebemos que houve mudança na minha atuação de profissional diante das tecnologias. Percebi o quanto às tecnologias podem contribuir para isso. Tivemos experiências com projetos, elaboração e aplicação. Enfim, este curso favoreceu muito aprendizado. Tive algumas dificuldades,como criar slides no share, plano de aula e aperfeiçoar o blog, mas superei, pois não desisto fácil. Essas dificuldades me fizeram crescer ainda mais. Antes do curso já tinha conhecimento quanto ao uso das tecnologias, mas posso dizer que aprendi muita coisa que não sabia. Hoje posso contribuir mais no meu trabalho com segurança e ajudar outras pessoas, sensibilizando a importância que o curso tem.
Deixo uma reflexão: nós enquanto profissionais da educação, devemos incentivar, ampliar e investir o uso das TICs e das Mídias na Escola, lembrando que são ferramentas de apoio no processo de construção do ensino e da aprendizagem. 
ELiene Pereira Tavares


2 comentários:

  1. Eliene,
    Gostei muito de conhecer seu blog. E também um pouco de sua história profissional no que se refere à tecnologia. Continue nessa caminhada e caminhe firme porque vc tem muito potencial.
    Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliene
    Utilizar as mídias na educação se tornou fundamental no contexto educacional. No entanto é necessário esforço e dedicação.
    Parabéns pelo seu desempenho.
    Elisângela

    ResponderExcluir