quinta-feira, 27 de maio de 2010

PLANEJANDO ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET


PLANEJANDO ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET


Uma palavra desprovida de pensamento é uma coisa morta,
e um pensamento não expresso por palavras permanece uma sombra”. (Vygostsky)




PLANO DE AULA


Nome da Escola: DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO
Aluna Cursita TIC: Eliene Pereira Tavares
Disciplina: Geografia Série/Ano: 8º Turma: 01 Turno: Noturno Ano: 2010 Data: maio Duração da Aula: 50 minutos.


COMPETÊNCIA

Compreender a organização do espaço geográfico, a partir das manifestações da sociedade na construção e produção da paisagem e do lugar, desenvolvendo no educando a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade espacial.



HABILIDADES


• Identificar estratégias que possam ser utilizadas para a leitura ou criação de imagens que permitam a interpretação do espaço em que os alunos estão inseridos.
• Estabelecer meios para que o aluno possa desenvolver a capacidade e habilidade de decifrar o texto impresso nas paisagens da Terá, como as formas produzidas pela dinâmica da natureza (montanhas, planícies, rios, etc.) e pelo trabalho do homem (casas, lavouras etc.).
• Analisar fotografias de espaços e contextos diferentes, identificando e descrevendo cada uma delas.
• Analisar o contexto em que as imagens foram construídas.
• Compreender as transformações políticas, econômicas e sociais ocorridas no espaço geográfico.
• Reconhecer a importância da tecnologia na transformação da natureza.

CONTEÚDO
• Leitura de Imagem

ESTRATÉGIAS/PROCEDIMENTOS


Levar os alunos para o laboratório de Informática, onde a aula será ministrada. Fazer uma breve apresentação do conteúdo a ser explorado, conceituando-o. Explicar a importância do Laboratório de informática para exposição do conteúdo proposto e os recursos que serão utilizados da pesquisa e o uso da Internet para o aprendizado do aluno e de estar senore registrando os momentos de estudos. Iniciar o conteúdo, expondo em data show e com hiperlink para mostrar a importância que esta ferramenta oferece agilizando o acesso à informação, fazendo uma leitura de paisagens diferentes (exemplo: fotos abaixo), mostrando que uma foto revela um olhar sobre a realidade, enquadramento em que as formas ocupam planos e contextos diferentes. Na primeira foto podemos identificar três planos. O primeiro revela campos de cultivo, o segundo chega ao sopé da montanha e abrange núcleos de povoamentos, área agrícola e no terceiro o cume das montanhas na linha do horizonte. A segunda foto, mostrar em que período foi construído, qual contexto, o que representa o estilo de arquitetura, o que simboliza esse estilo além de outras leituras. A partir dessas fotos, pedir aos alunos que acessem a Internet e explores imagens. Em seguida pedir para que apresentem a leitura das imagens encontradas na intenet, destacando para eles que a imagem é uma mídia que utilizamos para nos comunicarmos, bem como as palavras e os vídeos, que são uma seqüência de imagens que nos dão a impressão de movimento. Mostrar a eles que as imagens possuem um poder muito grande de comunicação, por isso que o dito popular enfatiza: “uma imagem vale mais do que mil palavras”. No final da aula solicitar aos alunos, que tirem fotos do local onde moram e façam a leitura para apresentar nas aulas seguintes. Mostrar aos alunos que com as tecnologias disponíveis atualmente é possível processar as imagens em programas especiais, invertendo ou subtraindo a verdade das imagens geradas nas fotografias, mostrando que isso ocorre muito no ambiente virtual. Este trabalho poderá ser realizado em qualquer disciplina, pois estamos inseridos num contexto de mundo que está em constante transformação e que envolve todos os campos do saber.







Thiske, India
                                                                                                                                 Residência da Família Pedreira – Porto Nacional

Fonte: http://cultura.to.gov.br/conteudo.php?id=63

RECURSOS DIDÁTICOS:

Laboratório de informática, Internet, computador, data show e Câmera Digital.



AVALIAÇÃO

Avaliar o envolvimento dos alunos de forma interativa de produção e apresentação da discussão proposta pelo professor. Reconhecer algumas semelhanças e diferenças que as paisagens estabelecem com outros tempos e outros espaços sociais, econômicos, políticos e culturais.


BIBLIOGRÁFIA:

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. 4 ed. São Paulo, Edusp. 2006.

ZANIRATO, Silvia Helena. A fotografia de imprensa: Modos de ler. In: Pelegrin Sandra de C. A; Zanirato, Silvia H. (Org.). As dimensões da imagem: abordagen teóricas e metodológicas. Maringá: Eduem, 2005.


RIBEIRO, Antonio Mendes. Representação com imagens (http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?pub_id=9574 – acessado em 24/05/10).

Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas Públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2ª Edição. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. 2009.

2 comentários:

  1. Eliene;
    Parabéns pela riqueza de conteúdo de seu planejamento.
    Eliana

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  2. Parabéns garota pelo blog. E também pelo planejamento. É isso aí. Incentive o aluno a pesquisar mais sobre o ambiente onde ele convive.
    É claro que o seu blog vai contribuir muito com minha aprendizagem. Já tenho bastante ideias para incrementar o meu.
    Um abraço e vá em frente.
    Na verdade o seu não estava na minha lista porque não sabia que o seu.
    Rosileide

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